Alianças ou Anel de noivado?

ALIANÇA DE NOIVADO X ANEL DE NOIVADO

Muitos noivos nos perguntam qual é o certo: Pedir em casamento com um aliança ou com um anel de noivado? A verdade é que não existe certo ou errado, essa é uma decisão muito pessoal do casal!

Antes de mais nada, você deve entender que o anel de noivado e as alianças de casamento são joias diferentes: O anel de noivado marca o pedido de casamento e é usado apenas pela noiva, enquanto que as alianças são as joias que simbolizam o casamento e são usadas por ambos.

Sem dúvida, optar pelas alianças já durante o noivado é a opção mais econômica. No entanto, no Brasil, tem se tornado cada vez mais comum que o pedido de casamento seja feito com um anel de noivado.

A tradição de presentear com uma joia é muito antiga, justamente por isso, a opção pelo anel de noivado antes das alianças, tem um encanto todo especial! Um dos motivos desse encanto é que você pode escolher o anel de noivado antes, para surpreende-la! Já as alianças, podem ser escolhidas posteriormente pelo casal!

A tradição do anel de noivado costuma ser atribuída, pela maioria dos historiadores, aos Egípcios. No entanto, há indícios de que a troca de anéis entre apaixonados era uma prática bastante comum também na Grécia e em Roma.

Na cultura ocidental, a Igreja Católica passou a reconhecer a importância desse símbolo apenas no século 11, mas foi somente em meados do século 16 que o anel de noivado e as alianças passaram a ser incorporadas na cerimônia do casamento.

casamento blog

EM QUE DEDO USAR O ANEL DE NOIVADO E A ALIANÇA?

Você sabe em qual dedo se usa o anel de noivado? E as alianças?

Se você ficou um pouco na dúvida, veja abaixo qual a tradição mais comum:

NOIVADO

Após o pedido de casamento inicia-se o noivado entre o casal. 

pedidodecasamento

PEDIDO DE CASAMENTO COM ALIANÇAS

Se o pedido de casamento foi feito com um par de alianças, a aliança será utilizada no dedo anelar da mão direita, tanto pelo noivo, quanto pela noiva. Após o casamento, as alianças podem apenas mudar para mão esquerda ou, se preferirem, é possível fazer um upgrade de modelo, trocando o par de alianças por um totalmente novo na hora do casório!

Como o dedo anelar da mão direita e esquerda quase sempre apresentam diferença de tamanho, caso vocês queiram utilizar as mesmas alianças que vocês usaram durante o noivado, provavelmente vocês terão de pedir que seja feito o ajuste da joia para nova numeração!

PEDIDO DE CASAMENTO COM ANEL DE NOIVADO

Se o pedido de casamento foi feito com um anel de noivado, o anel será utilizado somente pela mulher durante o noivado. O costume mais tradicional é que o anel de noivado seja utilizado no dedo anelar esquerdo. No entanto, aqui no Brasil, em razão das alianças de noivado serem utilizada na mão direita, algumas noivas acabam optando por utiliza-lo na mão direita também! Ou seja, acaba sendo uma questão de gosto!

E o homem, não usa nada durante o noivado nesse caso? 

Quando o pedido de noivado é feito com um anel de noivado, na maioria dos casos, o homem não usa joia alguma. Só irá utilizar as alianças após o casamento. Mas, como no Brasil existe o costume de utilizar aliança de noivado é bem comum, alguns noivos resolveram misturar as tradições: eles fazer o pedido com um anel de noivado e já compram a unidade masculina da aliança para utilizar na mão direita depois do noivado. É uma boa opção também.

Quando o casamento estiver se aproximando, o casal deverá comprar o par de alianças que irão usar depois de se casar! (Caso o noivo já tenha adquirido a sua unidade de aliança, ele pode apenas utilizar na outra mão ou trocar por um novo modelo que combine com a aliança femininaAs noivas que utilizam o anel de noivado na mão esquerda, após o casamento, podem utiliza-lo junto com a aliança, ou, se preferirem, podem mudar o anel de noivado e utiliza-lo no anelar da mão direita!

islandia-nas-mãos

Agora independente da jóia que será dada, nós da Due (mulheres, românticas e apaixonadas rs) temos certeza que a noiva irá adorar ser surpreendida com um lindo pedido de casamento!

Capriche no cenário, na criatividade e na emoção, o “sim” será garantido! 😉